Destaques

Governo anuncia pacote para evitar desemprego pela queda da atividade econômica com o coronavírus

Apoie o PlanetaOsasco

O governo anunciou um pacote de medidas para evitar demissões e perda de empregos provocada pela queda da atividade econômica por causa do coronavírus. Entre as medidas estão a possibilidade de redução de até metade da jornada de trabalho com proporcional redução de salário, a antecipação de feriados não religiosos ou de férias individuais, decretação de férias coletivas (seja do setor ou da empresa) e adiamento do recolhimento do FGTS durante o estado de emergência.

As medidas flexibilizam a CLT e deverão ser encaminhadas ao Congresso por meio de medida provisória ou projeto de lei. O secretário de Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Dalcolmo, explicou a decisão.

Outras medidas anunciadas são o teletrabalho e o uso do banco de horas, que é quando o trabalhador pode usar as horas trabalhadas a mais para tirar folgas ou repor as horas depois do fim da calamidade pública, no limite de até duas horas por dia.

No caso da redução de jornada e salário, o salário-hora do trabalhador não poderá ser reduzido. As empresas também deverão continuar a pagar pelo menos o salário mínimo. As negociações serão individuais.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax