Destaques

Governo reduz previsão do PIB para 0,02%

Apoie o PlanetaOsasco

A equipe econômica do governo federal reduziu para quase zero a previsão do PIB, Produto Interno Bruto, que é a soma das riquezas produzidas pelo país e reflete o crescimento econômico. No começo do mês, a previsão era de que, este ano, a economia brasileira crescesse 2,1%. Nessa sexta-feira, a expectativa caiu para 0,02%.
De acordo com o secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, o motivo da redução é o efeito da pandemia do novo coronavírus na economia mundial.
O secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida, admitiu que o cenário pode ser ainda pior, e existe a possibilidade de o Brasil entrar em recessão.
Sachsida também descartou a possibilidade de um programa de aquecimento da economia nos moldes do que será feito nos Estados Unidos, onde todos terão direito a um auxílio financeiro do governo.
A nova previsão do desempenho da economia foi divulgada no mesmo dia em que o Congresso Nacional concluiu a votação para declarar estado de calamidade pública em todo o país. A medida autoriza o governo a não cumprir a meta de resultados das contas públicas.
Até agora, a meta era de encerrar o ano com gasto de R$ 124 bilhões a mais que o que o governo conseguirá arrecadar. Agora, a expectativa é de déficit de R$ 161 bilhões. E, de acordo com Waldery Rodrigues, ainda pode aumentar.
O próximo relatório com a previsão do PIB será divulgado no dia 22 de maio, mas a equipe econômica informou que deve fazer uma nova revisão antes disso. Provavelmente no dia 15 de abril, quando enviar ao Congresso Nacional o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax