AM cria programa de aulas à distância para evitar atraso no cronograma escolar em meio à pandemia
Com a pandemia do coronavírus e a suspensão das aulas nas escolas, o governo do Amazonas lançou um programa de videoaulas e ensino a distância para evitar os atrasos no cronograma escolar. As aulas vão começar na próxima segunda-feira.
O programa “Aula em Casa” é uma medida para que não haja prejuízo no calendário escolar, evitando a antecipação do recesso e a reposição de aulas.
Serão divulgadas as orientações para plataforma digital, que os alunos também devem seguir no site educacao.am.gov.br .
A plataforma virtual disponibilizará um ambiente virtual de aprendizado, com as aulas, orientações e exercícios. Mas ela só poderá ser usada pelo aluno que tiver acesso à internet, por um computador ou celular.
Segundo o governo, a medida é inédita no país e poderá repassar a tecnologia utilizada para outras cidades e estados do país.
A professora Ana Cristina Rodrigues, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas, afirmou que a proposta é uma boa alternativa para a situação emergencial.
As videoaulas serão realizadas pela Secretaria de Educação e a TV Encontro das Águas. As aulas serão transmitidas em três canais da emissora para as cidades de Manaus, Iranduba, Manaquiri, Careiro da Várzea e Rio Preto da Eva, atendendo 180 mil alunos.
O Governo do Amazonas ainda estuda alternativas para os demais municípios que não cobertos pelo sinal da TV Encontro das Águas.
Para ter acesso, será necessário ter aparelhos com receptor digital de TV.
O governo afirma que os professores deverão manter contato com os alunos, pais e responsáveis através de aplicativos de mensagens ou outros dispositivos de comunicação à distância, para orientá-los.