Destaques

Pesquisadores da USP São Carlos desenvolvem robô que pode ajudar no atendimento a pacientes

Apoie o PlanetaOsasco

Estresse, cansaço e exaustão. Palavras que poderiam estar escritas nos prontuários de muitos profissionais de saúde que atuam na linha de frente da luta contra o coronavírus.

Para dar suporte em algumas funções e reduzir o contato direto com pacientes, pesquisadores do campus São Carlos, da Universidade de São Paulo, estão desenvolvendo um robô capaz de funcionar de forma autônoma, como explica a doutoranda Daniela Ridel.

Construído no Laboratório de Robótica Móvel do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, a equipe, que conta com mais cinco pesquisadores, caminha em duas frentes. A primeira,  auxiliar na distribuição de remédios e alimentos a doentes em hospitais.

A outra aplicação do robô é a telepresença, como explica a pesquisadora Daniela Ridel.

Os mecanismos que fazem o robô funcionar já estão prontos. Mas, para concluir o da telepresença ainda faltam alguns equipamentos. Para isso, o grupo precisa de investidores interessados no projeto. Já para a entrega de alimentos e remédios, ainda faltam os testes em um ambiente hospitalar para ajustar os sensores.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax