Destaques

São Paulo prorroga fim da quarentena para 31 de maio

O governador de São Paulo, João Dória, prorrogou mais uma vez a quarentena no estado. A medida, que estava prevista para acabar no domingo, agora segue até o dia 31 de maio.
A decisão foi tomada porque a epidemia do coronavírus ainda não está sob controle. Entre quinta e sexta-feira morreram mais 210 pessoas. Com isso, passou de 2,1 mil o número de óbitos em todo o estado. O número de casos chega a quase 42 mil.
Já a taxa de ocupação de leitos de UTI era de cerca de 90% na capital paulista e 70% no restante do estado nesta sexta-feira.
Segundo Dimas Covas, coordenador interino do Centro de Contingência para o Coronavírus, o número de casos e a taxa de ocupação das UTIS são os indicadores que vão determinar o fim da quarentena.
Para ele, isso só vai ser possível se o índice de isolamento social ficar acima de 55%. Há cerca de três semanas esse índice tem ficado na faixa dos 47%. A previsão é de que, mesmo se conseguir alcançar o mínimo, São Paulo pode chegar a ter 11 mil mortes.
Por outro lado, a estimativa é de que até agora o isolamento social ajudou a evitar mais de 40 mil óbitos no estado.
Desde que foi implantada a quarentena, no dia 24 de março, Dória vem sendo alvo de protestos de grupos que discordam da medida em função dos impactos econômicos que ela provocaria.
Dessa vez, para anunciar a prorrogação, ele levou um batalhão de economistas para o Palácio dos Bandeirantes para defender a decisão. O secretário da Fazenda e ex-ministro Henrique Meirelles foi um deles.
O governador não descartou a possibilidade de implantar o bloqueio total, o chamado lockdown, caso as taxas de isolamento não comecem a subir.
Também foi apresentado um plano de retomada econômica junto a empresários e centrais sindicais para quando acabar a quarentena, e foi anunciada a criação do conselho municipalista com a presença de 16 prefeitos das principais regiões metropolitanas para tentar integrar as ações de controle da epidemia.
O diretor do instituto Butantan, Dimas Covas, ouvido nessa reportagem, assumiu a coordenação do Centro de Contingência para o Coronavírus porque o infectologista David Uip pediu para ser afastado da função de problemas de saúde.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax