Destaques

AGU entrega exames de Bolsonaro ao Supremo; presidente testou negativo para o coronavírus

A Advocacia-Geral da União entregou ao Supremo Tribunal Federal os exames feitos pelo presidente Jair Bolsonaro para testar o contágio pelo novo coronavírus. De acordo com a AGU, os laudos apresentados na noite dessa terça-feira confirmam que o presidente testou negativo para Covid-19.
A entrega dos exames foi feita ao ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski, sorteado para ser relator do pedido do jornal O Estado de São Paulo para ter acesso aos testes. O Estadão considera que a divulgação desses documentos é de interesse público. Os exames foram feitos depois que Bolsonaro retornou de uma viagem oficial aos Estados Unidos. Pelo menos 23 integrantes da comitiva foram infectados.
A primeira instância foi favorável ao jornal e a AGU apresentou um relatório médico atestando que o presidente tinha bom estado de saúde. A segunda instância, o Tribunal Regional Federal da Terceira Região, não considerou o documento suficiente e manteve a necessidade de o governo apresentar os próprios exames.
A AGU recorreu ao Superior Tribunal de Justiça. Na sexta-feira passada, o presidente do STJ, ministro João Otávio de Noronha, derrubou a decisão da segunda instância. Na decisão, escreveu que, independente de se tratar de um agente público ou pessoa comum, entende que todos têm direito à proteção da intimidade e da privacidade.
Depois, o Estadão protocolou uma reclamação no Supremo Tribunal Federal. Foi devido a essa ação que a Advocacia-Geral da União apresentou os exames.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax