Destaques

Estudo da Fiocruz aponta que Brasil precisa de gestão coordenada para enfrentar Covid-19

Um estudo feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que o Brasil precisa adotar imediatamente medidas de gestão e governança mais efetivas no enfrentamento do novo coronavírus. Elaborado pela equipe do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde, o relatório técnico analisou decretos que determinaram isolamento social e outras medidas adotadas pelos estados brasileiros durante um mês. O objetivo é oferecer elementos para fortalecer as capacidades de preparação, prontidão e resposta do SUS.

O coordenador do estudo, o pesquisador Carlos Machado de Freitas, afirma que o país demorou a adotar uma resposta à situação. Freitas avalia que, no final de fevereiro, já se sabia das experiências de países com o vírus, situações dramáticas como as da Itália e Espanha, mas, como o relatório mostra, os primeiros decretos estaduais de resposta só começam a ser publicados a partir do dia 13 de março.

Dentre as conclusões do estudo, uma das principais é que a adoção de ações coordenadas são urgentes. O pesquisador destaca que não há um consenso nacional sobre as medidas, o que vem comprometendo as respostas à pandemia.

Carlos Machado de Freitas aponta ainda que algumas medidas adotadas de forma descoordenada e isolada não tiveram o resultado esperado e algumas até tiveram o efeito oposto.

O coordenador do estudo, Carlos Machado Freitas, conclui que o país não tem mais opção senão a de fazer essa gestão mais coordenada e solidária com a participação das autoridades dos diversos níveis, para não prolongar o sofrimento da população e o impacto da crise.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax