Destaques

Ministério Público notifica estado de Mato Grosso a adotar medidas para conter desmatamento ilegal

Análises feitas pelo Ministério Público de Mato Grosso apontam aumento de mais de 90% no desmatamento no estado.

Segundo o MP, as conclusões foram feitas com dados disponibilizados na plataforma Terrabrasilis, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os dados avaliam o desmatamento com solo exposto, no período entre agosto do ano passado a abril deste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Com base na análise, o Ministério Público notificou o governo estadual para que adote medidas mais rígidas para impedir que equipamentos utilizados para a prática de desmatamento sejam reutilizados por infratores.

O órgão recomenda a destruição desses equipamentos quando a remoção se tornar inviável financeiramente e fisicamente.

O Ministério Público sugere ainda que as fiscalizações em campo sejam intensificadas e reforça a necessidade de que cópias dos Autos de Infração sejam encaminhadas à Delegacia de Polícia Ambiental para apuração obrigatória da atividade criminosa.

Esta é a segunda manifestação institucional a respeito do assunto em menos de 10 dias.

Em nota, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente informou que o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, já havia sinalizado que acataria a recomendação do Ministério Público. Agora, a pasta analisa como operacionalizar a ação de inutilização dos maquinários que não podem ser removidos do local do crime.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax