Destaques

STJ libera nomeação de servidor ligado a entidade missionária para área de índios isolados da Funai

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou a nomeação de Ricardo Lopes Dias para a Coordenação-Geral de Índios Isolados e de Recente Contato da Fundação Nacional do Índio (Funai).

A posse de Ricardo Dias, nomeado em fevereiro, foi suspensa dia 21 de maio pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. A liminar atendeu a pedido do Ministério Público Federal.

Segundo o MPF, Ricardo Lopes Dias é ligado à Missão Novas Tribos do Brasil, um movimento de faz contatos em busca de evangelizar povos isolados, o que revelaria conflito de interesses com a política indigenista do Brasil.

O TRF-1 lembrou que o direito ao isolamento de determinados povos indígenas decorre do princípio da autodeterminação, que lhes assegura a possibilidade de decidir sobre o seu modelo de vida, conforme seus usos e costumes.

Ao suspender os efeitos da liminar, o presidente do STJ, ministro João Otávio de Noronha, considerou que o vínculo de Ricardo Dias com organizações cristãs de evangelização, por si só, não o desqualifica para o exercício das funções na Funai nem gera, necessariamente, um conflito de interesses.

Organizações indígenas, como a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), são contrárias à nomeação.

Para a Apib, há inúmeras situações onde o contato forçado provocado por grupos missionários teve, como rápida consequência, o elevado número de mortes por doenças, desestruturação sociocultural e desterritorialização.

De acordo com a Funai, o retorno de Ricardo Lopes Dias ao cargo de coordenador-geral de Índios Isolados e de Recente Contato será feito em portaria publicada no Diário Oficial da União, nos próximos dias.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax