Destaques

Corpus Christi: veja o que funciona no feriado de hoje em Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, decretou ponto facultativo para servidores públicos nesta sexta-feira (12). Com isso, o dia de Corpus Christi, celebrado hoje (11), valerá como um feriado prolongado para toda a administração pública direta e indireta local, com exceção das áreas de saúde, segurança pública, vigilância sanitária, comunicação, assistência social e órgãos de fiscalização do consumidor, além do Serviço de Limpeza Urbana, da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística e Receita do governo do DF – GDF.
Os responsáveis por unidades de outros setores que prestem alguma atividade considerada essencial deverão adotar uma escala que garanta a prestação ininterrupta dos serviços.
Uma série de serviços sofrerá alterações durante o feriado. É o caso do metrô, que, de hoje a domingo, funcionará das 7 horas às 19 horas. Em razão da pandemia da covid-19, os usuários só podem viajar se estiverem usando máscara de proteção, obrigatória em qualquer área pública e coletiva.

Catedral de Brasília terá hoje duas missas para celebrar o feriado de Corpus Christi   (Marcello Casal Jr- Agência Brasil)

Também devido ao risco da doença, a Arquidiocese de Brasília cancelou a procissão do Corpus Christi, que acontece todos os anos na Esplanada dos Ministérios, onde fica a Catedral de Brasília. 
Duas missas vão ser celebradas hoje na Catedral: uma às 10h30, outra às 18 horas. Para participar, os interessados deverão incluir seus nomes na relação organizada por meio do site da Catedral ou do telefone (61) 3224-4073.
Tal como no restante do país, agências bancárias não funcionarão nesta quinta-feira. Em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que contas que vençam hoje poderão ser pagas, sem multas, no primeiro dia útil subsequente. Durante o feriado, apenas terminais de autoatendimento dos bancos funcionarão normalmente.
Parques abertos hoje
Dezoito parques do Distrito Federal autorizados a funcionar desde o início do mês estarão abertos à visitação das 6h às 21h de hoje. Entre eles, o Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek; os parques ecológicos do Lago Norte e da Asa Sul; Olhos D’Água; do Paranoá; do Gama e Ezequias Heringer, no Guará. Bastante procurado pelo público, o Jardim Botânico de Brasília permanece fechado para os visitantes, sem previsão de data para reabrir.
Eixão do Lazer volta a ter atividades
O Governo do Distrito Federal – GDF – aproveitará o Corpus Christi para reativar, hoje, o chamado Eixão do Lazer, no Eixo Rodoviário de Brasília, projeto suspenso desde o início de abril visando evitar aglomerações. 
Em nota, o GDF afirmou que a retomada do Eixão do Lazer faz parte de um “projeto de ocupação da via para atividades de lazer e caminhada aos domingos e feriados”. 
E a avenida W3 Sul ficará fechada ao tráfego de veículos das 6 horas às 18 horas desta quinta-feira para a prática de atividades esportivas e de recreação. 
Na W3 Sul, o trânsito será interrompido entre as quadras 502/702 Sul e 516/716 Sul. Com isso, todos os ônibus que passam por essa via serão desviados para as vias W4 e W5 a partir das 6 horas da manhã. Como em outros feriados, os ônibus circularão de acordo com a habitual escala de domingo.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax