Destaques

Uerj apresenta relatório contrário ao relaxamento do distanciamento social no RJ

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) se  manifestou contrária às medidas de relaxamento do distanciamento social determinadas pelo governos estadual e municipal.  A Uerj aponta que a letalidade por Covid-19 no estado do Rio é a mais elevada do país, e alerta para o risco de aumento do número de óbitos e de casos da doença com um relaxamento precoce e descoordenado das atividades.

No relatório apresentado ao Ministério Público fluminense esta semana, a Comissão de Acompanhamento sobre o Coronavírus da instituição recomenda que o atual decreto estadual seja revogado e novas diretrizes sejam estabelecidas, com base em estudos científicos e ações coordenadas. 

O relatório destaca, por exemplo, a enorme dificuldade de se manter o necessário distanciamento entre as pessoas que necessitam do transporte coletivo, situação evidenciada logo após a reabertura inicial das atividades, e o afastamento crescente dos profissionais de saúde vitimados pela Covid-19, com impacto importante na carência desses profissionais.

O documento propõe a criação de um comitê com especialistas e técnicos indicados pelas universidades e instituições de pesquisa fluminenses para, com base nos dados disponíveis sobre a pandemia no estado, elaborar normas técnicas aplicáveis a um “novo normal”.

E sugere também “o estabelecimento imediato de mecanismos de coordenação, integração e articulação” entre os diversos entes públicos, especialmente Estado e Municípios, para definir as políticas públicas de combate à crise e gestão eficiente dos recursos assistenciais.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax