Barueri

Música e eventos cristãos passam a ser considerados manifestação cultural em Barueri — Câmara Municipal de Barueri

A música cristã e eventos relacionados a ela passarão a ser considerados patrimônio cultural de Barueri. A medida foi aprovada pelos vereadores na terça-feira, 31, durante a sessão da Câmara Municipal.

O Projeto de Lei 079/2023, que prevê a criação do Programa Municipal de Fomento e Difusão da Música Cristã, busca promover a divulgação em âmbito cultural, profissional, social e econômico da atividade, bem como desenvolvê-lo como instrumento cultural, de trabalho e empreendedorismo.

De acordo com o texto aprovado pelo plenário, o programa tem por objetivo “promover a capacitação de músicos e parceiros de atividades afins, por meio de cursos, oficinas, seminários e demais ações educativas que auxiliem no aprimoramento da produção cultural cristã”. O projeto destaca ainda o “incentivo à realização de fóruns e exposições que visem à pesquisa, ao estudo, à produção, reprodução e exibição de projetos e produções culturais” e “incentivos à integração de iniciativas de cantores e seus parceiros de atividades afins, com atenção especial para a troca de experiências e aprimoramento de gestão de processos e produtos”.

Para o vereador Reinaldo Campos (PTB), a ideia de apresentar o projeto surgiu a partir de sua observação de que músicas e eventos religiosos têm sido apartados de incentivos oficiais e culturais, por não serem consideradas patrimônio cultural.

“O Brasil tem por tradição valorizar a disseminação cultural. A Lei Rouanet, que é um instrumento para fazer cumprir os deveres governamentais relacionados à cultura e arte, dispostos na Constituição, facilita o acesso a shows, espetáculos, teatros, cinema, exposições, etc. Infelizmente, porém, a música cristã não é abrangida por ela, mesmo sendo uma manifestação cultural legítima”, lembra Reinaldo Campos.

O parlamentar lembrou que Barueri sediou, recentemente, a Semana da Cultura Cristã, em que o público evangélico se reuniu para proferir sua fé, incluindo uma leitura ininterrupta da Bíblia no Centro de Eventos. “Vivemos em uma sociedade com diversidade religiosa, e todas as religiões devem ser respeitadas. Este projeto de lei tem por objetivo tratar de músicas e eventos cristãos, fazendo com que essas atividades sejam reconhecidas como cultura na cidade de Barueri”, concluiu o autor da proposta.

Mais fotos em: 



Conteúdo oficial

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax