Destaques

Oxfam revela que a renda dos 73 milionários da América Latina cresceu 17% na pandemia

Apoie o PlanetaOsasco

Um levantamento na base de dados da revista Forbes sobre a renda dos bilionários da América Latina e do Caribe revelou que a renda dos 73 multimilionários da região cresceu 17% desde o início da pandemia, aumentando o total do patrimônio líquido desse pequeno grupo da sociedade em mais de 48 bilhões de dólares, entre março e junho deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram levantados pela ONG Oxfam, que faz relatórios sobre desigualdade econômica.

O aumento da renda dos bilionários na região equivale a um terço do total de recursos previstos em pacotes de estímulos econômicos adotados por todos os países da região.

Dos 73 bilionários pesquisados, 42 são do Brasil. Esses brasileiros viram a fortuna crescer 34 bilhões de dólares durante a maior crise econômica da história. Enquanto isso, estima-se que 40 milhões de pessoas perderão seus empregos e 52 milhões entrarão na faixa de pobreza na América Latina e Caribe em 2020.

A diretora-executiva da ONG Oxfam Brasil, Kátia Maia, destaca que o relatório divulgado nesta segunda-feira precisa ser levado em conta durante a reforma tributária em discussão no Congresso Nacional.

A ONG Oxfam destacou ainda que enquanto milhares de micro, pequenas e médias empresas estão fechando as portas, os ganhos de grandes corporações como a Microsoft, a Visa ou a farmacêutica Pfizer cresceram entre 30 e 50% desde o início do ano.

A Organização Não Governamental defende também impostos sobre as receitas extraordinárias dessas grandes companhias como forma de amenizar os efeitos da pandemia. Por outro lado, argumenta a Oxfam, o aumento da tributação dessas riquezas  poderia reduzir os tributos dos mais pobres, que incidem principalmente em alimentos e produtos de higiene e limpeza.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax