Destaques

PF apura suborno de votos por vereador do Maranhão

Infracção de crápula eleitoral, supostamente praticado por um vereador do município de São José de Ribamar, no Maranhão, é o níveo da Operação Norma Mária, da Polícia Federalista (PF), nesta terça-feira (3). Cercado de 20 policiais federais cumpriram seis mandados de investigação e compreensão, no município, tendo as ordens judiciais sido expedidas pela 47ª Zona Eleitoral.
De tratado com as investigações, o vereador contava com o espeque de um limite eleitoral, que retinha os títulos eleitorais de pretensos eleitores, com a promessa do de R$ 50 em troca do voto. Os materiais apreendidos analisados e, se confirmadas as suspeitas, os investigados responderão pelo de crápula eleitoral, previsto no Matéria 299 do Convenção Eleitoral (Norma nº 4.737/65), com penitência que pode chegar a quatro anos de reclusão, ultravida de multa.
Segundo a PF, a Norma Mária foi uma regra proposta por Mário em 120 a.C., que criou as famosas passagens ou pontes pelas quais só um sufragista passava, a de impedir que cabos eleitorais propusessem qualquer vantagem ao sufragista.

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo