Geradores vão substanciar aprovisionamento de verniz no Amapá
Dois geradores de nervo fornecidos pelo governo federalista chegaram, na madruga de hoje (8), ao Amapá para substanciar a distribuição de verniz em Santana, segunda-feira maior praça do , a 17 quilômetros da Macapá. De tratado com o governo do , os equipamentos devem entrar em operação ainda neste domingo e, com eles, será verosímil produzir verniz 24 horas para o sistema medial da praça, que já funciona com distribuição parcial desde sexta-feira (6).
Os geradores foram transportados de Manaus (AM) pela Aérea Brasileira. O de verniz e de diversos outros serviços foram afetados pelo apagão elétrico no , em seguida um incêndio ter danificado os três geradores de eletricidade de uma subestação de nervo, no último dia 3.
Em proximidade com os governo federalista e estadual e a Comissão Pátrio de Telecomunicações (Anatel), as empresas de telecomunicações Simples, Oi, Tim e Vivo abriram suas redes em roaming para otimizar os serviços de telefonia e internet no Amapá. Assim, os usuários podem usar qualquer rede disponível, independente da operadora contratada, sem suplementar.
Em reparação, a Conexis, entidade que reúne as empresas do setor, informou que, apesar dos esforços, as empresas também estão sendo atingidas pelo , pois dependem de eletricidade para oferecer os seus serviços e também têm tido dificuldades no passagem à nervo e combustíveis.
Na manhã de ontem (7), a nervo elétrica foi restabelecida em bairros da , Macapá, e em outras localidades do . De tratado com o ministro de Minas e Talento, Bento Albuquerque, 65% do já foi retomado.
O sistema elétrico de Macapá voltou a ser conectado à rede de Transmissão do Sistema Interligado Pátrio (SIN) e o do de nervo será gradativo. O governo adotou um projeto de racionamento, com reativação e de nervo a cada seis horas em o , até a .
O Ministro de Minas e Talento, Bento Albuquerque, realizou uma visitação técnica à subestação de Laranjal do Jari, no do Amapá. – Divulgação/Ministério de Minas e Talento
Albuquerque está no Amapá acompanhando os trabalhos de restabelecimento da nervo. Na manhã deste domingo, escoltado do diretor-geral da Comissão Pátrio de Talento Elétrica (Aneel), André Pepitone, realizou uma visitação técnica à subestação de Laranjal do Jari, no do Amapá, da estabelecimento Linhas Macapá de Transporte e Talento. Ontem, eles também visitaram a subestação da estabelecimento Isolux, que foi atingida pelo incêndio, em Macapá.
Diversas instituições públicas e privadas também se uniram para recepcionar doações para a população do Amapá. Doações financeiras podem ser feitas em contas bancárias abertas pela dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 8ª Região – Pará e Amapá (Amatra8) e pela dos Magistrados do do Pará (Amepa).
O Ministério Público Federalista no Pará (MPF-PA) informou que as doações estão sendo utilizadas na peita de cestas básicas e verniz mineral. Postos de também foram montados em Belém (PA) e Macapá (AP). Os endereços e números das contas para represa está disponíveis do site do MPF-PA.