Manchetes

Prisão de João Santana é risco real e imediato para o Planalto

Com fortuna estimada em R$ 59 milhões, o principal marqueteiro político do Brasil no mundo foi preso nesta terça-feira, 23, ao desembarcar de um avião vindo de Punta Cana. A decisão de sua prisão temporária reverbera no TSE (que pode cassar a chapa Dilma-Temer) e no Congresso Nacional.

A suspeita do Juiz Sergio Moro é de que Santana recebeu através de contas offshore pagamentos das campanhas que comandou entre 2012 e 2014 advindos da Odebrecht, repassadas -em tese- diretamente de desvios em estatais. Há também suspeitas de pagamentos não declarados em Angola.

A lógica desses possíveis repasses têm fundo em duas distorções;

Em primeiro lugar o financiamento privado de campanhas sempre foi a matriz de caixa dois advindo justamente de empresas com interesse em nutrir contratos com o poder público. Sendo assim, o povo brasileiro pode ter a inequívoca certeza que todas as últimas grandes campanhas eleitorais foram baseadas em uma relação promíscua com empresas que angariaram vantagens para bancar candidatos, sejam da esquerda ou da direita, conservadores ou progressistas.

Em segundo lugar, é absolutamente evidente a deterioração do governo Dilma diante de uma escalada de prisões de personagens centrais, permeando a possibilidade de novas delações ou novas prisões. A agenda positiva se tornou improvável, levando o governo federal a ter papel unicamente fisiológico; fatos que vão diretamente agravando a crise econômica e política do país.

Em geral, as denúncias e prisões ocorreram por conta das práticas nas campanhas e das relações que se fortaleceram justamente nos períodos eleitorais. Sendo assim, ou muda-se toda a lógica eleitoral, ou continuaremos criando oligarquias baseadas no lobby.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax