Manchetes

Pesquisa do Giro S.A. mostra Giglio derretendo

Por enquanto, é tudo pré. Pré-candidatura, pré-candidato, pré-votação… Porém, as pesquisas que aparecem nos jornais mostram números que merecem ser analisados sob diversas óticas. Vamos aos números mais brutos e crus. O ex-prefeito Celso Giglio lidera com 25,3% das intenções. Lapas é o segundo com 16,8%. Rogério Lins aparece com 8,8%. Emídio, ex-prefeito aparece com 6,2, porém, o PT definiu que seu candidato será o deputado federal Valmir Prascidelli. Osvaldo Vergínio tem 5,5; Délbio Teruel, 4,6; Cláudio Piteri, 1,8%; e Willians Rafael, 0,8%. Tudo isso, segundo pesquisa publicada no Giro S.A. nesta sexta-feira.

Apresentados os números, alguns cenários exigem mais detalhamento. Giglio já liderava as últimas pesquisas do Dataplan e Instituto MAS, esta segunda requerida pelo Jornal Giro S.A.. Apesar de ainda liderar, de agosto de 2015 pra cá (quando teve o maior índice de intenção de voto), o tucano já caiu 12 pontos, de 37 para 25 na pesquisa atual; enquanto o atual prefeito Jorge Lapas, que teve o menor índice de intenção em outubro do ano passado, com 6,4, hoje tem 2,6 vezes a mais, com 16,8%. O crescimento do agora pedetista também aparece na pesquisa espontânea, quando os entrevistados respondem em quem votariam sem opções apresentadas pelo pesquisador.

Vamos a mais números: na pesquisa do Instituto MAS, de outubro do ano passado, Giglio registrou 4,6% das intenções. Lapas somava apenas 1,7. O psdbista caiu alguns décimos, enquanto Lapas quase triplicou e foi para 4,9%. A pesquisa que roda a cidade hoje e esquenta o debate político ouviu 613 pessoas, entre 25 e 27 de maio, tem como margem de erro, 5 pontos percentuais. Nos índices de rejeição, fator fundamental para o embate e desenvolvimento das campanhas, os três últimos prefeitos (Giglio, Emidio e Lapas) aparecem praticamente empatados na casa dos 13%.

 

D.M.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax