Observatório

Centro de Operações de Emergências de SP realiza reunião para reforçar combate à dengue

Centro de Operações de Emergências de SP realiza reunião para reforçar combate à dengue

O Centro de Operações de Emergências (COE) do Governo de São Paulo, criado para definir estratégias e ações de combate ao Aedes aegypti, realizou a primeira reunião nesta quinta-feira (8) para alinhar os planos e investimentos criados para combater o vetor de doenças como a dengue, chikungunya e zika.

O secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, ressaltou o progresso obtido nesta primeira semana do COE. “Ainda nesta semana, vamos liberar aos municípios cerca de 80% dos mais de R$ 200 milhões que destinaremos aos 645 municípios, via IGM SUS Paulista. Também temos conversado com todas as nossas regiões para preparem a rede hospitalar para receber os casos mais graves, além dos treinamentos com os profissionais de saúde das pontas, que são os responsáveis por fazer esse primeiro atendimento nos municípios”, destacou o secretário.

Nesta primeira reunião, além da participação das oito secretarias e do Conselho de Secretários Municipais (Cosems), que compõem o COE, o encontro recebeu a representante da Organização Pan-americana da Saúde (Opas) no Brasil, Socorro Gross Galiano.

Entre os pontos discutidos, destacam-se o Plano de Contingência, um Dia D contra a dengue nas escolas, um plano de comunicação pública durante e após o carnaval, e as estratégias com os Departamentos Regionais de Saúde (DRS) e a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), para priorizarem a transferência e regulação de pacientes graves para um leito de UTI.

O presidente do Cosems, Geraldo Reple, destacou a importância da união dos municípios com o Estado contra o Aedes aegypti. “Além das ações do Estado, é de suma importância que os municípios também façam a lição de casa. Em São Bernardo do Campo, por exemplo, temos treinado os agentes de trânsito, limpeza urbana e agentes comunitários de saúde e endemias para que todos possam fazer a sua parte e auxiliar no combate a dengue”, completou o presidente.

Para consulta da população, dos municípios, e das autoridades envolvidas no combate às arboviroses, a SES inseriu no Painel de Monitoramento, o Plano de Contingência com as diretrizes para a prevenção e controle da dengue, chikungunya e zika. O Plano pode ser acessado diretamente pelo painel que está disponível no site dengue.saude.sp.gov.br.

A Defesa Civil de São Paulo também disponibilizou o telefone de seu gerenciamento de emergências para que os municípios acionem o órgão 24h por dia: (11) 2193-8888.

Conteúdo Oficial – Gov SP

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax