Observatório

‘Olha o respeito na avenida’: Governo de SP conscientiza motorista para Carnaval seguro

Campanha veiculada pelo Detran-SP no Carnaval

“Por um Carnaval melhor na rua, na avenida e na estrada”, este é o mote da nova campanha de conscientização do Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran-SP), que começa a ser divulgada nesta sexta-feira (9) e segue até a Quarta-Feira de Cinzas. O conceito para a nova campanha surgiu no princípio de que o Carnaval do estado de São Paulo está cada vez maior e é preciso redobrar o cuidado na avenida, ruas e estradas.

Para este ano, o Detran-SP criou um samba enredo e blocos e escolas simbólicas, buscando o respeito à vida em primeiro lugar. Na Liga pela Segurança no Trânsito de São Paulo, as escolas de samba Mocidade pela Direção Independente, a Unidos pela Segurança nas Ruas e a Império da Atenção no Volante alertam para os três principais motivos de sinistros no trânsito: a mistura de álcool e direção, o desrespeito aos limites de velocidade e ao uso de celular no volante.

A campanha será veiculada em rádios, emissoras de televisão aberta e por assinatura, peças de mobiliário urbano e internet em todo o Estado. Ela é composta por filme, spot, banners eletrônicos para redes sociais, além de peças para relógios de rua e pontos de ônibus. .

Além disso, haverá distribuição de ventarolas com mensagens de conscientização, de sábado a terça-feira, em algumas estações do Metrô das linhas Azul, Vermelha e Verde, como: República, Palmeiras-Barra Funda, Sé, Paraíso, Vila Mariana e Vila Madalena. Em parceria com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), serão distribuídos leques em diversas praças de pedágio, como ABColinas, AutoBan, EixoSP, Renovias, Rodoanel, Tamoios e Ecovias. O material também será recebido pelos condutores que forem abordados durante as operações de fiscalização.

Ainda na linha da prevenção e em parceria com Metrô de SP, ARTESP e Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, as “escolas de samba” Vem Vem de Metrô e Unidos Contra a Dengue alertam a população sobre a praticidade de usar o transporte público para ir até a folia e de não esquecer que o mosquito da dengue está só aguardando uma brecha para acabar com a alegria de quem não entrar no ala da conscientização.

Além da campanha, a Operação de Direção Segura Integrada terá o dobro de fiscalizações em comparação com o mesmo período de 2023 em todo o Estado de São Paulo. O objetivo é conscientizar e alertar sobre a tolerância zero ao álcool no trânsito e respeito às leis, mostrando que toda vida importa.

“Uma das principais responsabilidades da nossa gestão é conscientizar a população de que toda vida importa e temos tolerância zero para o consumo de álcool associado à direção. As campanhas e fiscalizações são essenciais para sensibilizar os cidadãos para uma mudança efetiva de comportamento”, comenta o diretor-presidente do Detran-SP, Eduardo Aggio.

Conscientização constante
A tendência de redução nos óbitos no trânsito no Estado de São Paulo, em paralelo ao aumento constante dos sinistros não fatais, confirma a importância das ações e campanhas frequentes de conscientização da necessidade de respeito às leis de trânsito, com vistas à preservação da vida. Toda vida importa; nenhuma morte no trânsito é aceitável. Na última campanha do Detran-SP, que começou a ser veiculada em dezembro, com o início do período de férias escolares, a atual gestão da autarquia sugere de forma bem humorada que, além de seguir as leis de trânsito, os condutores se planejem antes de sair de casa e mantenham seus smartphones guardados, mantendo a tranquilidade, para que “a morte também possa tirar férias”.

Conteúdo Oficial – Gov SP

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax