Observatório

Governador e presidente do Governo da Espanha acompanham construção da Linha 6-Laranja

Visita às Obras da Linha 6 do metrô

O governador Tarcísio de Freitas, o presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez, e o CEO da construtora espanhola Acciona, José Manuel Entrecanales, visitaram nesta quinta-feira (7) as obras da Linha 6-Laranja de metrô, no trecho da futura estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado, zona norte da capital paulista.

“Esta visita é extremamente importante. Falava com o presidente do Governo da Espanha, senhor Pedro Sánchez, da importante relação Brasil-Espanha. As principais empresas espanholas, há muito tempo, estão no Brasil independente de flutuações e crises. Elas nunca perderam a confiança em nosso país e estão posicionadas, em especial, no nosso estado de São Paulo. É uma demonstração inequívoca de um laço inquebrantável que superou obstáculos ao longo do tempo. A Espanha é o segundo maior investidor no Brasil”, afirmou Tarcísio.

“Particularmente no setor de infraestrutura, é impossível pensar na elaboração e desenvolvimento de grandes projetos sem lembrar das empresas espanholas. Temos hoje a Acciona conduzindo a maior obra em execução não no Brasil, mas na América Latina, com R$ 18 bilhões que vão fazer a diferença na cidade de São Paulo unindo a zona norte ao centro”, acrescentou o governador.

Há seis dias, a tuneladora norte, conhecida como tatuzão, chegou à estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado, na terceira parada em direção ao Pátio Morro Grande. O equipamento, com diâmetro de 10,61 metros e 2 mil toneladas de peso, vai permitir a junção da estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado a outros poços de ventilação e às demais estações da Linha-6 Laranja e, assim, continuar seu trajeto pelo trecho norte até o próximo ponto, na estação Vila Cardoso.

A construção da Linha 6-Laranja é uma das maiores obras de infraestrutura da América Latina e está sendo executada pela concessionária Linha Universidade (Linha Uni). Com a chegada em Itaberaba, já são nove estações conectadas pelos túneis do novo ramal de metrô.

“Já ultrapassamos os 50% de escavação no sentido norte, uma marca bastante importante pois estamos a poucas paradas até chegar ao Pátio Morro Grande. Ver o projeto da Linha 6-Laranja de metrô tomando forma nos enche de orgulho. Seguimos trabalhando fortemente para melhorar a mobilidade urbana em São Paulo”, comenta o CEO da Linha Uni, Jaime Juraszek.

No total, a Linha 6-Laranja já conta com mais de 7 km de túneis construídos com as tuneladoras norte e sul. Estão sendo realizadas atividades em todas as 15 estações, no Pátio Morro Grande e nos 18 poços de ventilação. Já são nove estações com escavações finalizadas e 2,2 km de túneis executados em método convencional.

Tatuzão norte

A tuneladora norte faz a perfuração em rocha e, desde a partida da estação João Paulo I até ao poço da futura estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado, escavou 950 metros de túnel. Para a construção dessa estação foram escavados, até agora, 143.042,58 m³ de rocha, com emprego de 18.674,65 m³ de concreto e 1.059,34 toneladas de aço.

A operação do tatuzão é feita por uma equipe de cerca de 50 profissionais, em três turnos diários de trabalho. A máquina conta com refeitório, cabine de enfermagem e esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares.

Parceria público-privada

O empreendimento da Linha 6-Laranja é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estadual com o setor privado. As obras estão em execução e geram 9 mil empregos. Após a conclusão, o ramal metroviário será operado pela Linha Uni por 19 anos.

A Linha 6-Laranja terá 15 km de extensão e 15 estações, ligando o bairro da Brasilândia, na zona norte, à estação São Joaquim, na região central da cidade, reduzindo a apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia. A linha deverá transportar cerca de 630 mil passageiros por dia.

Conteúdo Oficial – Gov SP

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax