Câmara de Osasco Rende Homenagem às Escritoras
Por Ana Luisa Rodrigues. Fotos: Ricardo Migliorini.
No mês em que é celebrado o Dia Mundial do Livro — 23 de abril —, a Câmara Municipal de Osasco, através de uma Moção de Aplauso dirigida às escritoras Gabriela Romitti Rossi e Joanna Cataldo, aproveitou a oportunidade para incentivar a leitura entre os jovens. A Moção foi proposta pela vereadora Lúcia da Saúde (Podemos) e foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares, durante a 22ª Sessão Ordinária, realizada nesta quinta-feira (27)
“Num país tão carente de leitura, com crianças longe da leitura e muitas vezes até da escola, ver duas escritoras que buscam incentivar a leitura e levar as publicações ao maior número de crianças é muito gratificante”, disse Lúcia da Saúde.
A parlamentar declarou que as escritoras doaram exemplares do livro “Uma Volta ao Mundo com a Moda” para as escolas municipais e para a Secretaria Municipal de Cedro, no Ceará. “O mais interessante desse livro é a possibilidade que as pessoas têm de conhecer outras culturas no mundo através da moda”, declarou Lúcia.
A vereadora Elsa Oliveira (Podemos), que é jornalista de formação, também elogiou a edição, fruto do esforço de dois anos de pesquisa e produção das escritoras. “Esse livro é incrível. As pílulas são importantes. É um livro muito rico de informação. E explica como a forma como nos vestimos fala sobre cada um de nós”, afirmou a vereadora ao reforçar que a moda também é uma ferramenta de comunicação que causa muito impacto.
A escritora Gabriela Rossi, que também é advogada e colunista, declarou que “a gente está muito feliz de estar aqui, pois essa oportunidade abre muitas portas”. Segundo ela, a moda diz tudo sobre uma pessoa. “Quem viaja consegue ter essa percepção sobre essas pessoas, sobre a cultura de um local”, afirmou Gabriela.
A co-autora do livro, jornalista Joanna Cataldo, falou sobre a importância do livro. “Cada cultura e cada povo tem diversos tipos de moda e isso mostra a diversidade cultural de um lugar. Mas é importante sermos nós mesmos, nos respeitar e respeitar nossas tradições”, declarou.
O Secretário municipal de Educação, Cláudio Piteri, que estava presente na Sessão, agradeceu às escritoras pela doação e comentou como o incentivo à leitura tem o poder de transformar e ensinar, inclusive sobre a formação da cidade de Osasco. “Nós recebemos comunidades do mundo todo. São culturas que moldaram a nossa cidade. Essas referências serão importantes para que os alunos possam conhecer um pouco mais sobre seus ancestrais através da moda”, disse Piteri.
VEJA TODOS OS PROJETOS APROVADOS NA 22ª SESSÃO ORDINÁRIA
MULTIMÍDIA ► FOTOS | VÍDEO
Conteúdo oficial