Destaques

Rondônia flexibiliza retomada gradual das atividades econômicas

Apoie o PlanetaOsasco

O Governo de Rondônia publicou nesta terça-feira (16) o decreto de distanciamento social controlado, que reforça o estado de calamidade pública no estado e flexibiliza a abertura gradual do comércio. Os municípios foram reclassificados em fases, conforme o plano de ação do governo estadual, que considera a disponibilidade de leitos e a taxa de infecção da doença para reabertura das atividades econômicas.

Atualmente, nenhum município rondoniense se encontra na fase 1, a mais restritiva. Antes, Porto Velho e Candeias do Jamari estavam nessa condição e, agora, passaram para a fase 2, que totaliza 21 municípios. Essa fase permite o distanciamento social seletivo, com a retomada de diversas atividades, incluindo academias, shoppings e salões de beleza. Também fica permitida a realização de cultos presenciais em templos religiosos, com 30% da capacidade.

Os outros 31 municípios rondonienses foram classificados na fase 3, que é abertura comercial seletiva, onde são permitidas todas as atividades, menos o funcionamento de casas de show, bares e boates; cinemas, teatros; balneários e clubes recreativos. Também não há municípios na fase 4, que é a fase final, em que o foco é a prevenção contínua.

A reabertura gradual do comércio é uma das ações do governo rondoniense no enfrentamento à pandemia. Nessa segunda-feira (15), após visitar o estado do Acre, o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, esteve na capital Porto Velho, para acompanhar as medidas adotadas pelo estado.

Segundo Pazuello, o objetivo é conhecer a realidade de cada região, para que as melhores experiências no combate ao coronavírus sejam levadas para todo o país, conforme declarou à Agência de notícias do Acre. Em Rondônia, as medidas sanitárias para reabertura do comércio são definidas em protocolos específicos para cada fase e de acordo com o setor econômico. O Corpo de Bombeiros é responsável pela fiscalização dos estabelecimentos comerciais.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax