Destaques

Projeto mapeia 26 produtos provenientes da flora brasileira

Vinte e seis produtos provenientes de plantas medicinais, aromáticas, condimentares e alimentícias tiveram seu potencial produtivo mapeado no projeto ArticulaFito, parceria da Fiocruz e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
São chás, colírios, castanhas, repelentes, hidratantes, azeites, entre outros, que têm como matéria-prima espécies vegetais da flora brasileira, presentes de norte a sul do país.
Todos são produtos da agricultura familiar ou do trabalho de povos e comunidades tradicionais. O ArticulaFito apoia a estruturação desses empreendimentos promovendo capacitações e consultorias especializadas em oficinas de mapeamento. 
Durante seminário online realizado pela Fiocruz, nessa segunda-feira (24), a coordenadora técnica e executiva do projeto, Joseane Carvalho Costa, explicou que as ações estimulam a  inclusão produtiva, com geração de emprego e renda, e a preservação da biodiversidade e dos saberes tradicionais. 
O secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Fernando Schwanke, também ressaltou a importância da iniciativa.Integrante do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu, Cledeneuza Oliveira afirmou que o conhecimento  empoderou essas mulheres, que tiveram o seu trabalho valorizado, mas destacou que a atividade ainda sofre ameaças com a devastação de babaçuais. 
O mapeamento das 26 cadeias de valor em plantas medicinais, aromáticas, condimentares e alimentícias é fruto de um diagnóstico participativo que envolveu agricultores familiares, extrativistas, representantes da indústria, do comércio e de instituições públicas, além da equipe técnica do ArticulaFito. O processo foi pautado pela metodologia desenvolvida pela Agência Alemã de Cooperação Internacional. 

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo