Brasil

EUA apelam a cidadãos norte-americanos que abandonem Bielorrússia

Apoie o PlanetaOsasco

Os Estados Unidos (EUA) apelaram aos cidadãos norte-americanos para abandonar de imediato a Bielorrússia, país aliado da Rússia, por receio nova invasão russa a territórios ucranianos.

“Devido ao aumento pouco habitual e preocupante relacionado com a atividade militar russa perto da fronteira com a Ucrânia, os cidadãos dos EUA que estão na Bielorrússia ou que pretendem viajar (para o país) devem saber que a situação é imprevisível e que a tensão se intensificou na região”, alertou Washington em comunicado divulgado nessa segunda-feira (14) à noite.

O aviso foi publicado no mesmo dia em que os Estados Unidos transferiram sua embaixada de Kiev para a cidade de Lviv, na região ocidental da Ucrânia, alegando “aumento espetacular” do destacamento das forças russas na fronteira.

Entretanto, na Bielorrússia ocorrem, até o dia 20 de fevereiro, exercícios militares conjuntos entre forças bielorrussas e russas perto da fronteira com a Ucrânia.

Além do receio de possível conflito militar, o governo norte-americano cita riscos de detenção, aplicação arbitrária de legislação, assim como restrições à entrada de pessoas por motivos relacionados com a pandemia de covid-19.

“A capacidade do governo dos Estados Unidos, de fornecer serviços de rotina ou de emergência aos cidadãos norte-americanos na Bielorrússia, já está limitada devido às restrições do governo bielorrusso ao pessoal da embaixada”, acrescenta o comunicado.

Na semana passada, os Estados Unidos pediram aos cidadãos norte-americanos que deixassem a Ucrânia.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.


Veja na fonte oficial – IMG Autor

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo