Destaques

Procon notifica empresas de sites de vendas e WhatsApp por falhas na segurança

O Procon de São Paulo notificou empresas de internet por falhas no sistema de segurança dos usuários.
As empresas que receberam notificação foram o grupo Facebook, responsável pelo WhatsApp, e os sites de venda OLX, Mercado Livre e Zap Imóveis.
Segundo o Procon, golpistas monitoram esses sites de venda, entram em contato com um vendedor que tenha anunciado no site e enviam uma mensagem por SMS pedindo um código que deverá ser digitado pelo WhatsApp com a desculpa que o vendedor “regularize” seu anúncio.
Na verdade, esse código é um PIN de autenticação do WhatsApp. Com esse número, os golpistas clonam a conta da pessoa e passam a usar o número para se comunicar com os telefones cadastrados na agenda do telefone da pessoa.
Na notificação, o Procon questiona quais são os procedimentos que estão sendo adotados para garantir a segurança dos usuários. Também foi solicitado que as empresas informem o que tem sido feito para alertar consumidores e usuários sobre o golpe.
Em nota, o Grupo ZAP, responsável pelo site ZAP imóveis, confirmou que recebeu a notificação e disse que está monitorando os casos e atuando para combater a prática ilegal. A nota informa também que o grupo mantém canais de atendimento para esclarecer o que está acontecendo e fornecer as ferramentas necessárias para que os usuários não caiam no golpe.
Já a OLX informou que até essa sexta-feira não recebeu a notificação, e afirmou que a empresa não pede código de verificação ou senhas fora do site para os usuários e recomenda sempre que as negociações aconteçam via chat, na plataforma. A empresa também disse que usa os canais oficiais e redes sociais para alertar os consumidores.
Nós também entramos em contato com o Mercado Livre e o grupo Facebook, responsável pelo WhatsApp, e não tivemos retorno.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax