Brasil

Incêndios arrasam província argentina de Corrientes

 Incêndios continuavam atingindo nesta segunda-feira (21) a província de Corrientes, na Argentina, onde já foram queimados cerca de 800 mil hectares, causando perdas de milhões e danificando flora e fauna protegidas.

“A verdade é que a província vive uma catástrofe com essa questão dos incêndios. Há muita perda de animais, a questão da flora, da fauna. Além disso, essa era a nossa fonte de trabalho. Se perdermos isso, o que será de nós amanhã?”, disse à Reuters Luis Candia, um vizinho que ajuda os bombeiros,com o rosto coberto para se proteger.

Há cerca de dois meses, bombeiros, brigadistas, policiais e voluntários combatem o incêndio, causado por seca devido ao fenômeno La Niña.

“Tudo se juntou: a seca de um ano e meio, as altas temperaturas, a falta de chuva e o estresse hídrico que as plantas já têm, o próprio solo”, disse à Reuters Josefina Piñeiro, moradora da região.

Os incêndios atingiram na semana passada o Parque Nacional do Iberá, uma das maiores áreas úmidas de água doce do mundo, que abriga diversificada vida silvestre com espécies em frágil estado de conservação, como cervos-do-pantanal, jacarés e mais de 380 espécies de aves.

Imagens da região mostraram grandes áreas de campos queimadas, animais fugindo do fogo ou mortos e trabalhadores exaustos lutando contra as chamas.

“Há uma perda muito importante na fauna, na flora, na parte elétrica. O incêndio causou estragos”, disse Orlando Bertoni, chefe de operações da Defesa Civil de Corrientes, a uma rádio local no fim de semana. “Não temos escolha a não ser esperar pela natureza.”

*É proibida a reprodução deste conteúdo.


Veja na fonte oficial – IMG Autor

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo