Variante indiana do coronovírus é detectada no Maranhão
Todos os tripulantes do navio MV Shandong da Zhi, com bandeira da Índia, estão em isolamento. Quinze pessoas a bordo testaram positivo para covid-19, seis delas contaminadas pela variante indiana do coronavírus, a B.1.617.2. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Maranhão. A embarcação está atracada em alto mar, na costa da capital do estado, São Luís.
O secretário de Saúde do Maranhão e presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, Carlos Lula, afirmou que todos os esforços são para isolar a tripulação e evitar a transmissão comunitária do vírus.
Somente um dos 38 tripulantes teve autorização para sair do navio. É um homem de 54 anos, que apresentou febre desde o dia 4 e, desde a quinta-feira passada, dia 13, está internado na UTI de um hospital particular em São Luís. Um helicóptero fez o transporte dele do navio para o hospital.
No dia seguinte, o governo brasileiro decidiu proibir a entrada de viajantes vindos da Índia. Mas a confirmação da chegada do vírus no Brasil veio nessa quinta-feira, após o Instituto Evandro Chagas sequenciar o código genético dos vírus presentes nos 15 tripulantes com covid.
Carlos Lula alerta para o risco dessa variante que, no último dia 10, foi considerada pela Organização Mundial de Saúde assunto de preocupação mundial.
Outros três tipos de coronavírus receberam a mesma classificação da OMS: o do Reino Unido, o da África do Sul e o do Brasil, registrado inicialmente em Manaus.
A Fiocruz pesquisa essa nova forma do coronavírus, para orientar as políticas de saúde no Brasil. E uma equipe do Ministério da Saúde foi deslocada para São Luís.