Destaques

Inmetro passa a credenciar Autoridades Certificadoras privadas

Apoie o PlanetaOsasco

Bombas de combustíveis, balanças, taxímetros, dispositivos de controle de velocidade, medidores de consumo de água, energia e gás estão entre os objetos metrológicos, ou seja, usados para medições, mais presentes no cotidiano.
Esses objetos devem estar em conformidade com regulamentos técnicos e são certificados por órgãos competentes quanto à adoção de normas para evitar fraudes.
Nesta quinta-feira, o Inmetro recebeu do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação a declaração de Autoridade Certificadora de primeiro nível junto à Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras. 
Com a certificação, o Inmetro passa a credenciar Autoridades Certificadoras de segundo nível, que são entidades privadas que vão emitir certificação digital para objetos metrológicos, algo inédito no Brasil.
As bombas medidoras de combustíveis de todo o país são os primeiros objetos em fase de implantação da certificação digital. Com a mudança, o consumidor poderá checar se o abastecimento foi feito corretamente pelo celular.
O presidente do Inmetro, coronel Marcos Heleno Guerson, explica que, com a inovação da indústria, tornou-se fundamental a participação do próprio consumidor na vigilância e avaliação dos serviços e produtos a que ele tem acesso. Além disso, o presidente do Inmetro destacou que a modernização que a certificação digital vai possibilitar quanto à vigilância de mercado busca evitar fraudes.
Entre as atribuições das entidades privadas que vão emitir a certificação digital estão disponibilizar para o Inmetro, com atualização diária, lista dos certificados digitais emitidos e sua respectiva situação e manter na internet, de forma permanente e para acesso público, lista dos certificados digitais revogados. 

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax