Destaques

CPI da Pandemia ouve tenente-coronel da reserva Marcelo Blanco

Apoie o PlanetaOsasco

O tenente-coronel da reserva Marcelo Blanco da Costa disse, em depoimento à CPI da Pandemia, nesta quarta-feira (4), que o envolvimento dele com a negociação de vacinas foi para abastecer o mercado privado.
O militar era assessor do Departamento de Logística, do Ministério da Saúde, até janeiro deste ano. O nome dele foi citado por outros depoentes na comissão. Ele respondeu aos senadores mesmo protegido por um habeas corpus do Supremo Tribunal Federal que dá o direito de ficar em silêncio.
Marcelo Blanco participou de um jantar, em Brasília, juntamente com o policial militar Luiz Paulo Dominghetti, que se apresentou como representante da empresa Davati, e o então diretor de logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias. Foi nesse encontro que teria sido feita a suposta proposta de pagamento de um dólar por dose da vacina AstraZeneca. O coronel Blanco lembrou como apresentou Dominguetti a Roberto Dias.
Em resposta ao relator da CPI, senador Renan Calheiros, sobre a suposta participação dele na negociação das vacinas, o tenente-coronel afirmou que nunca pediu qualquer tipo de comissão.
Marcelo Blanco apresentou à comissão mensagens e áudios trocados em conversas com Dominguetti, por meio de um aplicativo, em que estaria tratando da aquisição de vacinas da AstraZeneca apenas para o setor privado.
O vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues, questionou o fato de as negociações para adquirir imunizantes para o setor privado terem sido iniciadas antes de haver uma lei que previsse essa possibilidade.
Nesta quinta-feira (5), a CPI da Pandemia vai ouvir o empresário Airton Soligo, conhecido como Airton Cascavel, que atuou no Ministério da Saúde, de junho de 2020 a março de 2021.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax