Anvisa pede à Pfizer estudos que orientam uso de terceira dose
A Anvisa pediu nesta sexta-feira (13) mais informações sobre estudos relacionados a terceira dose da vacina da Pfizer.
No documento enviado à farmacêutica, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária pede que os laboratórios Pfizer/ Biontech compartilhem quais resultados já foram identificados na aplicação de uma terceira dose da vacina contra a Covid -19.
A agência também pediu uma reunião com a Pfizer, na próxima semana, para aprofundar a discussão sobre terceira dose ou doses de reforço para imunizar a população.
A terceira dose do imunizante foi autorizada pela agência reguladora dos Estados Unidos. Essa dose extra está sendo aplicada em pacientes transplantados ou que estão com a imunidade comprometida.
No Brasil, a Pfizer recebeu autorização da Anvisa no dia 18 de junho para iniciar um estudo clínico de avaliação da eficácia e segurança da aplicação de uma terceira dose de sua vacina.
A Anvisa esclareceu que nesse estudo, a dose de reforço da vacina da Pfizer será aplicada em pessoas que tomaram as duas doses completas do produto há pelo menos seis meses.
Além da Pfizer, a AstraZeneca desenvolveu duas versões para uma terceira dose do imunizante, que também estão em estudo clínico no país, autorizados pela Anvisa.