Jovens se vacinam contra covid e DF sobe no ranking de imunização
Os jovens foram os responsáveis pelo recorde de vacinação que levou o Distrito Federal de volta aos primeiros lugares no ranking nacional de imunização. Na quinta-feira passada, mais de 100 mil doses de vacinas foram aplicadas no público a partir de 20 anos e, somente na última semana, o DF vacinou 11,5% de sua população total. Foram quase 356 mil doses de vacinas.
Com isso, a unidade da federação que começou o mês de agosto em 18º lugar em percentual de moradores total ou parcialmente imunizados, agora ocupa a terceira posição.
Nesta terça-feira, ao meio-dia, começa a vacinação de quem tem 18 e 19 anos. E a Secretaria de Saúde espera convocar, já na semana que vem, os adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. O público dessa faixa etária com comorbidades já foi convocado, mas, até agora, das 15 mil vagas abertas, nem metade fez o agendamento.
A partir desta quinta-feira, os postos de saúde vão antecipar em alguns dias a segunda dose da AstraZeneca. Quem tiver a segunda dose prevista para até o dia 31 de agosto pode procurar qualquer posto que aplique a segunda dose para fazer a antecipação. Mesmo quem tomou a primeira dose fora do Distrito Federal. Nesse caso, é preciso levar os comprovantes de vacinação e de residência.
Essa antecipação da segunda dose só vale para a AstraZeneca. Quem tomou a primeira dose da CoronaVac ou da Pfizer precisa esperar chegar a data prevista.