Centro de inteligência é inaugurado no Mato Grosso do Sul
Com sede em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional Centro-Oeste, destinado a combater o crime organizado, foi inaugurado nesta quinta-feira pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, e o governador do estado, Reinaldo Azambuja.
Segundo Torres, Mato Grosso do Sul foi escolhido para integrar o trabalho estratégico de segurança nacional, especialmente, por uma questão geográfica, já que o estado faz fronteira com o Paraguai e a Bolívia.
Além desse novo centro regional, estão em operação no país o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional Norte, com sede em Manaus, no Amazonas; o Regional Nordeste, em Fortaleza, no Ceará; e Regional Sul, em Curitiba, Paraná.
Durante a agenda em Campo Grande, o ministro Anderson Torres participou de outras duas inaugurações: a do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual e de uma penitenciária estadual de regime fechado.
Além da ampliação do sistema prisional do estado, o governador Reinaldo Azambuja ressaltou a importância da ressocialização de presos, já que Mato Grosso do Sul tem proporcionalmente a maior população carcerária do país.
O investimento do Ministério da Justiça na penitenciária foi de R$ 16 milhões. Já o centro de inteligência de segurança pública contou com mais de R$ 2 milhões em recursos federais.