Gastos com enfrentamento à covid-19 caíram 79% de 2020 para este ano
Os gastos com o enfrentamento à pandemia da covid-19 caíram 79% de 2020 para este ano. A redução se deve principalmente ao menor Auxílio Emergencial pago em 2021.
Os dados sobre as despesas com o novo coronavírus foram detalhados nesta quinta-feira pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, em audiência pública no Senado. Guedes destacou que os recursos destinados à Covid foram de 25% do total do orçamento de 2020 para 7% do total previsto para 2021.
O ministro da Economia destacou que o aumento de gastos com a pandemia fez a dívida do Brasil saltar de 74% para 88% do Produto Interno Bruto em um ano. Contudo, com a redução das despesas, o governo espera reduzir essa mesma dívida de 88% para 81% do PIB neste ano.
Questionado pelos senadores, Paulo Guedes ainda defendeu a operação do Banco Central que vendeu parte dos dólares das reservas internacionais e transferiu recursos para o Tesouro. Segundo o ministro, é melhor abater a dívida com esse dinheiro do que manter o atual nível de reservas internacionais.
As reservas internacionais são os recursos acumulados no Banco Central em moeda estrangeira para proteger o país de possíveis choques externos da economia mundial.