Anvisa autoriza teste clínico no Brasil de nova vacina contra covid
A Anvisa autorizou a realização de ensaio clínico no Brasil com mais uma candidata a vacina contra covid-19. É o imunizante RNA MCTI Cimatec HDT, que está sendo desenvolvido pela empresa americana HDT Bio Corp e pela empresa indiana Gennova Biopharmaceuticals, em parceria com o Senai-Cimatec, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, do Estado da Bahia.
A nova vacina é baseada na tecnologia de RNA mensageiro, que sintetiza a proteína do vírus, e assim gera a resposta autoimune. O ensaio clínico foi liberado nessa quinta-feira pela Anvisa. Vão participar adultos saudáveis, homens e mulheres, entre 18 e 55 anos.
O gerente geral de Medicamentos da agência, Gustavo Mendes, explica que o teste vai começar com grupo de pessoas reduzido, para achar qual a dose ideal que dá a melhor resposta imune e só depois passar para a fase 2 e a fase 3 de testes.
Para o epidemiologista e professor da Universidade de Brasília, Wildo Navegantes, a inclusão de mais um imunizante para o combate ao coronavírus é muito bem-vinda.
Os voluntários vão receber o imunizante em dose única, ou em duas doses, com intervalos diferentes. No primeiro grupo serão aplicadas duas doses com intervalo de 29 dias. O segundo grupo receberá duas doses, com intervalo de 57 dias. Já no terceiro grupo de voluntários será aplicada uma dose da vacina.