Destaques

Inca alerta para queda na procura por tratamento contra o tabagismo

Apoie o PlanetaOsasco

Um estudo do Instituto Nacional de Câncer (Inca) traz informação preocupante. Divulgado como parte da agenda para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado neste domingo (29), o relatório Tratamento do Tabagismo no SUS durante a Pandemia de Covid-19 aponta que a crise sanitária provocada pelo novo coronavírus fez a procura por tratamento contra o tabagismo despencar em 2020 no país.
Segundo o documento, nos primeiros quatro meses do ano passado houve queda de 37% nos atendimento comparado a igual período de 2019. Mas foi entre maio e agosto, com o agravamento do cenário epidemiológico, que a procura desabou 75%.
A maior queda foi registrada, de acordo com o Inca, nas unidades da Atenção Básica, que são em maior número e porta de entrada para os cuidados com a saúde.
A coordenadora de prevenção e vigilância do Instituto, Liz Almeida, explica que uma combinação de vários fatores ligados à pandemia acabou desenhando esse cenário.
Criado por lei federal em 1986, o Dia Nacional de Combate ao Fumo tem como objetivo reforçar as ações de conscientização sobre os danos sociais, econômicos, ambientais e principalmente à saúde, causados pelo tabaco.
*Com colaboração de Fabiana Sampaio.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax