Destaques

Efetividada da Coronavac é de 74% e da Aztrazeneca, 90%, diz estudo

Apoie o PlanetaOsasco

Efetividade da Coronavac em prevenir mortes por covid-19 é de 74% e do imunizante da Aztrazeneca é de 90%. É o que revela um amplo estudo envolvendo pesquisadores das universidades federais da Bahia, de Ouro Preto e de Brasília, além da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, a London School e a Fiocruz. Esse estudo foi publicado numa plataforma de pesquisas médicas e ainda está em processo de revisão.
Na pesquisa foram analisados 60 milhões de brasileiros vacinados entre os dias 18 de Janeiro a 30 de junho. E se trata da primeira pesquisa nacional que analisa a efetividade das vacinas. Esse dado é diferente da eficácia vacinal, quando são analisados os dados em ambiente controlado.
A pesquisa também fez a análise da efetividade da vacina por faixa etária. Por exemplo, nos idosos acima de 60 anos, as duas doses da Coronavac previnem a hospitalização em 84,2% dos casos, e reduzem o risco de mortes em 76,5%. No caso da vacina da Aztrazeneca, houve redução do risco de hospitalização em 94,2% e redução do risco de morte em 93,3%
Já no caso de idosos acima de 90 anos, há uma grande queda na proteção. Ainda assim, a coronavac previne hospitalização em 32,7% dos casos e mortes em 35,4%, enquanto que a Aztrazeneca diminui o risco de hospitalização em 54,9% e de mortes em 70,5%. Com base nesses números, os pesquisadores disseram que os idosos dessa faixa poderiam se beneficiar de uma terceira dose, mas que ainda é preciso uma comprovação científica dessa tese.
Mas de qualquer forma, o Ministério da Saúde informou que a campanha para a 3a dose em idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos começa no próximo dia 15.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax