Termina prazo para escolha de livros e materiais didáticos para 2022
Termina nesta segunda-feira (30) o prazo para profissionais da educação de escolas públicas escolherem os livros e materiais didáticos para a educação infantil do ano que vem. A seleção deve ser feita por meio do Sistema PDDE interativo, Programa Dinheiro Direto na Escola, no Guia Digital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático.
Algumas escolas estaduais e municipais ainda não têm acesso a esse sistema. Por isso, o Ministério da Educação orienta a pedirem o acesso à Secretaria de Educação local. Caso a escola seja federal, o acesso deve ser solicitado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
A edição do Programa Nacional do Livro Didático, este ano, vai distribuir obras de educação infantil a estudantes e professores das escolas públicas de todo o Brasil. Os conteúdos buscam garantir o desenvolvimento social e intelectual das pessoas, importante para promover a igualdade de oportunidades na educação, como previsto em lei. Ao todo, serão 30 milhões de estudantes de toda a educação básica, que vão receber os materiais distribuídos pelo MEC.
Os livros disponíveis foram selecionados após um processo criterioso de avaliação pedagógica. Foram especialistas da educação infantil de diversas áreas do conhecimento, incluindo professores das redes de educação do país, inscritos no banco de avaliadores do ministério.
De acordo com o MEC, caso professores e gestores não façam a indicação dos livros escolhidos para 2022, a escola vai receber uma das coleções disponíveis no guia do plano nacional, de acordo com os critérios já definidos.