Governo do Rio realiza operação para combate ao crime organizado
Uma operação, iniciada nesta segunda-feira, ampliou a fiscalização e controle nos limites do Rio de Janeiro com estados vizinhos para combater o crime organizado e evitar a entrada de armas, drogas e mercadorias ilegais.
É a Operação Focus, liderada pela Secretaria Estadual de Fazenda, de forma integrada com órgãos federais, municipais e, principalmente, de Inteligência da Polícia Civil. Além das ações móveis, foram mobilizados agentes em pontos fixos nos municípios de Itatiaia, Comendador Levy Gasparian, Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes e Itaperuna.
O programa substitui a Operação Barreira Fiscal e, junto com a mudança no nome, o governo promoveu uma alteração no perfil, que não mira apenas a evasão fiscal, mas também ações de segurança pública.
Ao falar sobre a nova operação, o secretário da Casa Civil, Nicola Miccione, explicou que o estado vai atuar com uma força-tarefa, sendo um dos objetivos aumentar a arrecadação, coibindo os crimes fiscais, com a recuperação de ativos.
Na avaliação do Palácio Guanabara, o Rio de Janeiro tem sido território de atuação de organizações criminosas responsáveis por grande parte da perda de arrecadação do estado.