Anvisa prorroga regras especiais para importação de itens contra covid
A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, prorrogou até novembro a validade das regras especiais para a importação de itens considerados prioritários no combate à pandemia. Uma resolução publicada em março pela agência facilita a importação de equipamentos e remédios definidos pela Organização Mundial de Saúde para resposta à covid-19.
O relator da proposta, Alex Campos, defendeu a prorrogação. Ele avaliou que o Brasil ainda vive um cenário de incertezas. Para Campos, o país reduziu o número de óbitos, mas ainda existem dados que mostram um aumento da incidência de novos casos de internações por causa da variante delta.
O diretor Alex Campos afirmou que a resolução se tornou um instrumento importante para evitar um processo de desabastecimento desses remédios. Os demais diretores da Anvisa acompanharam o voto dele.
A medida dispensa a obrigação de regularização sanitária do produto, que será importado em caráter excepcional. E mantém exigências como garantir a qualidade, segurança e eficácia, e realizar o monitoramento do uso do produto no mercado.
Com informações de Jonas Valente, da Agência Brasil.