SP: Creches municipais voltam a atender todas as crianças em setembro
As creches da rede municipal de São Paulo vão voltar a atender 100% das crianças a partir de 8 de setembro. A decisão foi anunciada pelo prefeito Ricardo Nunes.
Por enquanto, as creches e unidades escolares que atendem bebês e crianças de até 3 anos estão funcionando em regime de revezamento e no limite de até 60% da capacidade.
Segundo a prefeitura, para ampliar o atendimento, vão ser adotados protocolos sanitários e as escolas devem garantir uso de máscaras, álcool gel e higienização dos ambientes.
Mas é justamente a dificuldade em cumprir os protocolos o que mais preocupa Cleiton Gomes, secretário geral do Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal, o Sinpeem. Ele lembra que desde o começo do ano as equipes de limpeza nas escolas foram reduzidas.
O anúncio da abertura total das creches deixou o coração da social-media, Georgia Zukas dividido. A filha dela, a Melissa, tem 3 anos e não vê a hora de ir pra escola, mas a pandemia ainda deixa muitas dúvidas.
As crianças até 3 anos respondem por 345 mil matrículas na rede municipal de ensino. O retorno presencial é opcional e pais ou responsáveis, podem optar por manter as crianças em casa. Mas a prefeitura lembra que os pais também precisam se comprometer com o desenvolvimento das atividades remotas.