Motobombas são instaladas para garantir o abastecimento em Rio Branco
Na capital do Acre, Rio Branco, o Rio Acre apresentou uma pequena elevação no nível, nos últimos dias, mas ainda assim é insuficiente para garantir o abastecimento de água da região. Por isso, o Departamento Estadual de Água e Saneamento iniciou a instalação de um conjunto de motobomba mais potente, na Estação de Tratamento de Água 1, na capital.
Os níveis baixos do rio Acre são comuns nesta época do ano e já eram esperados, segundo o governo, mas a instalação dos equipamentos é uma forma de evitar o desabastecimento de água para a população. Com a instalação das motobombas, a vazão deve chegar ao ideal para os níveis de consumo dos moradores de Rio Branco, próxima dos 1.600 litros por segundo.
De acordo com a última leitura, o Rio Acre teve um pequeno aumento no nível: saiu de 1,33 para 1,38 metros. Apesar da boa notícia, ainda não é suficiente para garantir o consumo da cidade, por isso a instalação das motobombas nas estações de tratamento.
Outra forma de garantir a água é a conscientização da população para o consumo consciente: o governo alerta para evitar lavar calçadas, carros com mangueira, tomar banhos rápidos, monitorar sempre as instalações de casa, corrigir vazamentos e, em qualquer caso de desperdício, acionar o Departamento Estadual de Água e Saneamento, no telefone 0800 7171 7711.