Ministério da Saúde informa que acesso ao ConecteSus está solucionado
O Ministério da Saúde informou que o problema de acesso ao ConecteSus já foi solucionado pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. A nota foi divulgada após a prefeitura do Rio de Janeiro anunciar o adiamento da exigência de comprovante de vacinação contra a covid, justamente por causa da instabilidade do sistema que fornece o documento.
O Ministério também recomendou que, se o certificado continuar indisponível, dez dias após a data da aplicação da vacina, o interessado deve procurar o local de imunização ou Secretarias de Saúde para solicitar o registro.
A prefeitura carioca adiou por 15 dias a exigência do comprovante, que entraria em vigor nesta quarta-feira (1º), para acesso da população a locais como clubes, academias de ginástica, estádios, vilas olímpicas, cinemas, teatros, circos, salas de concerto, pistas de patinação, pontos turísticos e feiras comerciais.
Em comunicado, o município informou que, nas próximas duas semanas, serão realizadas ações educativas junto aos estabelecimentos que deverão cobrar o comprovante dos seus frequentadores.
No último dia 27, a prefeitura do Rio publicou decretos que previam a exigência de certificado de vacinação contra o coronavírus a partir de 1° de setembro, data que agora foi adiada. Além do acesso a locais de lazer, foi estabelecida exigência de comprovar a imunização para receber recursos do Cartão Família Carioca e realizar cirurgias eletivas nas redes pública e privada da cidade.
Segundo os decretos, a comprovação poderá ser feita tanto com o aplicativo ConecteSUS quanto com o próprio cartão de vacinação físico, e deverá mostrar que a pessoa tomou todas as doses já disponíveis para sua faixa etária.