Para estimular o consumo começa a Semana Nacional do Pescado
O Brasil é o quarto maior produtor mundial de tilápia, mas o brasileiro ainda come pouco peixe. E para estimular o consumo dessa proteína, começou nesta quarta-feira a Semana Nacional do Pescado, que está na décima oitava edição. Apesar do nome, o evento vai se estender por toda a primeira quinzena de setembro. São debates entre especialistas sobre o setor de pesca e aquicultura, ligados à toda cadeia produtiva.
Um dos organizadores é o ex-ministro da Pesca, Altemir Gregolin. Ele relata que o pescado além de ser um alimento saudável, impacta na economia, com a geração de empregos, renda e riqueza para o Brasil. E cita números que demonstram o crescimento da produção de pescados no país: “Em 2014, produzimos 578 mil toneladas de peixes, enquanto em 2020, foram 802 mil toneladas, um crescimento de mais de 35%, e na produção de tilápia, hoje somos o quarto maior produtor mundial.”
Ainda segundo Altemir Gregolin, o consumo médio em 2007, no Brasil, era de seis quilos e meio por pessoa. No ano passado, a média subiu para nove quilos e meio por pessoa. A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de 12 quilos anuais de pescado por pessoa.
Para o presidente da ABCC, a Associação Brasileira dos Criadores de Camarão, Itamar Rocha, a semana do Pescado tem sido uma iniciativa vitoriosa a cada ano. Ele cita o exemplo da Carcini-cultura, que é a produção de camarão, que cresceu de 90 mil toneladas, em 2019, para 112 mil toneladas, em 2020 no país.
O secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif, fala sobre a importância da Semana do Pescado para o setor: ” A Semana do Pescado incentiva o consumidor a experimentar novos pescados, novas formas de preparo, a visitar os restaurantes, estimula a produção, gera emprego, gera negócios e um consumo maior.”
Entre os patrocinadores da Semana está a Abipesca, Associação Brasileira das Indústrias de Pescados, com apoio da Secretaria de Aquicultura e Pesca, e do Sebrae, entre outros.
Para saber mais, basta acessar: semanadopescado.com.br.