Petrobras diz que evita repassar oscilações externas a mercado do país
A Petrobras informou que busca evitar repassar para os preços internos as mudanças no mercado externo, causadas por eventos pontuais. Em nota, disse que os preços praticados pela empresa buscam o equilíbrio com o mercado internacional e variam de acordo com o valor dos produtos e o dólar.
De acordo com a Petrobras, o alinhamento dos preços ao mercado internacional é fundamental para garantir que o mercado brasileiro não sofra desabastecimento. A empresa acrescenta que os valores praticados em suas refinarias são diferentes daqueles percebidos pelo consumidor final no varejo.
Isso porque, até chegar ao consumidor são somados tributos federais e estaduais; custos para compra e mistura obrigatória de biocombustíveis, no caso de gasolina e diesel; os custos para envase pelas distribuidoras, no caso do gás de cozinha; além das margens de lucro das distribuidoras e dos revendedores.
Especificamente para o gás de cozinha, a Petrobras afirma que estão zeradas as alíquotas dos tributos federais PIS e COFINS. Essa isenção vale para a comercialização do produto para uso doméstico e envasado em botijões de até 13 quilos.