Proibida entrada de novos presos em cadeia pública no Pará
A juíza estadual Célia Gadotti, da Vara Criminal da Comarca de Tucuruí, determinou no final do mês de outubro, que o Centro de Recuperação Regional do município não poderá receber presos vindos de outras comarcas.
A unidade abriga atualmente, 480 detentos – o número é quatro vezes maior que sua capacidade original, que é de 120 presos.
A decisão ocorreu após visita da magistrada à cadeia pública e também veda o remanejamento de presos que porventura se encontrem atualmente custodiados em outros estabelecimentos prisionais do estado.
Apesar da proibição, a sentença admite o ingresso de novos presos das comarcas de Breu Branco, Goianésia do Pará, Novo Repartimento e Pacajá.
Os presos de outros polos que estão no Centro de Recuperação de Tucuruí serão transferidos. De acordo com a juíza, os processos dos detentos estão sendo revistos e as prisões preventivas podem ser substituídas por medidas cautelares, principalmente, nos delitos menos graves e naqueles que não são reincidentes.
A expectativa é que a construção do novo presídio no município, seja concluída ainda este ano. A reportagem procurou a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará para comentar sobre a decisão judicial, mas não teve retorno.