Destaques

Novas eleições presidenciais na Bolívia ainda não têm data para ocorrer

Ainda não há uma data para que ocorram as novas eleições presidenciais na Bolívia. Nesse domingo, o presidente boliviano Evo Morales anunciou a anulação do primeiro turno das eleições atendendo a uma recomendação da OEA, a Organização dos Estados Americanos, e a substituição dos atuais integrantes do Tribunal Superior Eleitoral. Segundo ele, a Assembleia Legislativa Plurinacional vai estabelecer os procedimentos para isso.
As eleições presidenciais bolivianas ocorreram no dia 20 de outubro. Morales obteve 47,07% dos votos, enquanto o principal concorrente dele, Carlos Mesa, alcançou a 36,51%. Pelas regras eleitorais bolivianas, Morales foi declarado eleito, por ter obtido mais de 10% de votos além de Mesa.
Mas a apuração dos votos foi acompanhada por polêmica, com acusações de ambos os lados. Uma Missão de Observação da OEA apontou problemas como a falta de segurança no armazenamento das urnas e a suspensão da apuração.
Já na ocasião, o coordenador do Departamento de Observação Eleitoral, Gerardo de Icaza, disse que a credibilidade da Justiça Eleitoral no país estaria em dúvida e, por isso, mesmo que alcançada a diferença de 10%, o segundo turno deveria ser assegurado. A partir daí o que se viu foram protestos intensos nas ruas com oposicionistas chegando a estabelecer um prazo para que Morales deixasse o cargo.
Pouco depois de anunciar a anulação da eleição, Morales usou as redes sociais para pedir à população que “baixe a tensão”. Ele já anunciou que, caso não seja reeleito pelo voto, só vai deixar a presidência ao fim do atual mandato.
Segundo a imprensa boliviana, nesse fim de semana, houve ataques a residências, incluindo de familiares de Morales, e também a prédios públicos.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax