Destaques

Maioria das denúncias ao Disque 100 são de crimes contra a crianças e adolescentes

O número de denúncias recebidas pelo Disque 100 aumentou mais de 19% de janeiro a junho deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com balanço divulgado esta semana pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, foram atendidas mais de 125 mil pessoas no primeiro semestre de 2019.

O Disque 100 registra denúncias de crimes contra pessoas consideradas mais vulneráveis. A maior parte das ligações registradas pelo canal foi de crimes contra a criança e o adolescente, com mais de 45 mil denúncias.

Das violações registradas, o abuso e a exploração sexual foram as mais denunciadas. Na maior parte dos casos, as vítimas tinham entre quatro e onze anos de idade.

O número de denúncias de violações contra a pessoa idosa também foi alto, com mais de 21 mil ligações. Para este grupo, a maior parte dos casos foi de negligência em alimentação, em amparo e responsabilização e em limpeza e higiene.

Já os casos de violência contra pessoas com deficiência diminuíram quase 50%. Este ano o canal registrou cerca de seis mil casos. Das denúncias registradas, a maioria foi de negligência e violência física e psicológica.

Nos casos de violações contra pessoas em restrição de liberdade, como os presidiários, a ouvidoria registrou um aumento de mais de 27% em relação a 2018, com mais de duas mil denúncias. A violência institucional, a negligência e a violência física foram os casos mais denunciados.

Segundo o balanço, os casos de intolerância racial e contra pessoas LGBT foram os menos recorrentes. Com 198 e 513 denúncias respectivamente.

Por fim, a ouvidoria recebeu quase duas mil denúncias classificadas como “outras violações”. A categoria inclui crimes como violência policial, tortura, xenofobia, tráfico de pessoas e outras violações que não possuem público específico.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax