Não há previsão de área de livre comércio com a China, diz secretário
O secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Marcos Troyjo, disse nesta quinta-feira no Rio de Janeiro que o Brasil, por enquanto, está em negociações com a China para ampliar as exportações brasileiras.
Segundo ele, ainda não há previsão de uma Área de Livre Comércio com o país asiático. Troyjo deu as declarações após participar de um painel no Enaex, Encontro Nacional de Comércio Exterior, realizado nesta quinta e sexta-feira no centro da capital.
Troyjo ainda comentou sobre o futuro do Mercosul. O secretário afirmou que o país terá uma visão que chamou de “pragmática”, baseada em interesses próprios. Segundo Troyjo, a sintonia entre o Brasil e a Casa Rosada, na Argentina, na gestão do presidente Macri, foi fundamental para obter os avanços para a conclusão do acordo do Mercosul com a União Europeia.
No painel do qual participou no Enaex, Troyjo também afirmou que não existe milagre econômico sem comércio exterior forte. E que a determinação de integrar a economia brasileira à internacional é inabalável, e deve ocorrer em coordenação com as reformas estruturais no país.