Jardim Botânico é a mais nova cidade do Distrito Federal
O Distrito Federal acaba de ganhar mais uma região administrativa. O Jardim Botânico agora é uma cidade definida por lei e, assim, se torna a quinta maior região administrativa da capital federal.
A espera não é de hoje: durou quase 10 anos e o projeto de lei complementar foi aprovado esta semana, pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, em dois turnos.
Assim, vai ser possível realizar a correção dos dados geográficos feitos pelo IBGE e pela Codeplan – Companhia de Planejamento do Distrito Federal – que, atualmente, não refletem a realidade do Jardim Botânico, até então considerado um bairro.
Como agora é oficialmente uma cidade, a responsabilidade do governo do Distrito Federal aumenta com prioridade na oferta de serviços públicos e equipamentos, como escolas e hospitais.
Atualmente, o Jardim Botânico tem uma população superior a 100 mil pessoas e, com isso, fica entre as 10 cidades mais populosas do Distrito Federal. A comparação em territórios, a nova cidade é a quinta.
Ao Jardim Botânico serão incorporados Jardim Mangueiral, Tororó, Barreiro, Itaipu, São Bartolomeu, a parte urbana do Altiplano Leste e o Parque Ecológico do Jardim Botânico de Brasília.