Força-tarefa permanente na fronteira brasileira contará com agentes de 10 instituições
O Centro Integrado de Operações de Fronteira do país foi inaugurado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, nessa segunda-feira (16), em Foz do Iguaçu.
A ideia do centro, inspirada no modelo norte-americano, é reunir em um mesmo local banco de dados com informações de diferentes agência de segurança e unificar dados que vão ser usados no combate o crime nas fronteiras.
Chamado de Ciof, será coordenado pelo delegado da Polícia Federal Emerson Antônio Rodrigues e reunirá, inicialmente, dez instituições.
O Centro Integrado será composto por agentes de diferentes órgãos de segurança, como da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Receita, policiais locais representantes do Coaf e Força Nacional.
Juntos, vão montar uma força-tarefa permanente na fronteira para compartilhar inteligências e planejar operações, como explica o ministro Sérgio Moro.
De acordo com o ministro, a tendência para o futuro é que esses centros também contem com representantes de países que fazem fronteira com o Brasil
O escritório vai funcionar em uma área de 600m² no Parque Tecnológico de Itaipu, da empresa Itaipu Binacional.
Ainda de acordo com Moro, a empresa arcou com os custo da instalação e cedeu o espaço.